sábado, janeiro 18, 2014

eoX 240 - Ultra Maratona - Ultra Series

Rescaldo eoX 240




Pois foi meus amigos, a mais dura Ultramaratona em que participei e uma das mais duras que se realizam em Portugal num só dia, de Vila Verde de Ficalho até Zambujeira do Mar.




A 2ª etapa da Ultra Series, o eoX240 uma Ultramaratona com a extensão de 247 Kms e com um acumulado de +- 4 000 mts, com um tempo máximo para se realizar de 18 horas.




Dia 16 pelas 06 horas deu-se a partida para os participantes (40 a solo e 12 duplas).O meu objetivo era fazer o tempo na casa das 15 horas, menos 3 horas do que a organização impõe para terminar com classificação.




Assim, e a gerir todo o aspeto de nutrição e contenção do esforço físico fui pedalando ao longo dos trilhos Alentejanos. Fui-me sentindo muito bem até à ZA 2 (121 Kms), com uma média superior a 18 Kms/h. Até à ZA 3 (173 Kms) é que a máquina começou a fraquejar e o discernimento não era o melhor. O gel enjoava, a bebida isotónica provocava azia, os gafanhotos existentes nos trilhos eram a única distração, pois tentava passa-los com a roda. Tive sorte pois um deles entrou-me para a boca e consumi assim alguma proteína. 




Ao chegar à ZA 3 os meus amigos Armando Chamusco e Jorge Varetas lá estava e deram-me um apoio fundamental. Tinha sinais de desidratação, visíveis na bandana. Comi umas batatas fritas com muito custo, o único alimento que me entrou no estômago durante várias horas, além do gafanhoto.A minha posição na geral situava-se a meio da tabela, uma boa prestação para os meus 48 anos. 




Da ZA 3 até à ZA 4 (202 Kms), recuperei um pouco do meu estado psicológico e físico e quando cheguei à ZA 4 o meu espírito era mais animador, segundo palavras do amigo Jorge Varetas.Faltava assim 46 Kms para chegar ao mar ( Zambujeira do Mar) e eram sensivelmente umas 18:30 h. A continuar com este ritmo e mais animado do que nunca, o meu objetivo seria concretizado, terminar ainda de dia, antes das 21 horas. Tinha pedalado uns 10 Kms quando num trilho rápido um galho de sobreiro se emaranhou na minha roda traseira tendo partido o drop out. Que desilusão e frustração, ARRE PORRA, a 36 Kms da meta, depois de 212 Kms é que me acontece isto? Porquê, repetia eu. 




Obviamente que o cérebro não funciona a 100 % e na análise que fiz da situação duas respostas me surgiram, ligar à organização para declarar a minha desistência ou colocar a corrente em Single Speed? Mas fazer 36 Kms em SS seriam atrozes, pois ainda faltavam 2 subidas bem acentuadas. Os joelhos doíam-me, os glúteos estavam dormentes de tal forma que nem os sentia. Assim, optei por ligar à organização para declarar a minha desistência, pois estava no meio do nada. Mas quando tento ligar, vejo que não existia rede. Mas que bom, não ter havido rede, assim volta a carregar baterias, cortar a corrente para fazer SS e SIGA.Novo ânimo se apodera deste sujeito com 48 anos, vamos em SS fazer o que falta. Uma decisão acertada mas com um acréscimo enorme de exigência física.




Lá fui pedalando e sendo ultrapassado por aqueles que vinham mais na retaguarda, foram uns 20 que me passaram, mas o objetivo mantinha-se, tinha que terminar a prova e antes das 24 horas. A 20 Kms do final, surgem 3 bttistas, a dupla Daniel Jesus e Armando Seixas e a solo o meu Amigo Luís Januário. Mais um incentivo e dos grandes, pois não me largaram até à meta.Uma sensação estranha se apoderou de mim, no momento em que passei a meta. Algo que só quem pratica BTT e leva o esforço físico ao limite consegue sentir.Fiz 248 Kms de Bike, do quais 36 Kms em SS e cheguei todo “roto” em 16 horas e 48 minutos. 




A todos os participantes desta prova, um BEM HAJA, por irmos participando e convivendo nestes eventos com um espírito diferente das pessoas comuns, somos sem dúvida diferentes.




ATÉ ONDE O NOSSO CORPO AGUENTA SOMOS PESSOAS NORMAIS A PARTIR DAÍ, SOMOS CICLISTAS

(Lance Amstrong)



Mas que GRANDE EMPENO.




Agradecimentos:




Humberto Luís, grande amigo.




Armando Chamusco e Jorge Varetas, sempre a ajudar nas ZA com a lubrificação da bike e com palavras de ânimo.




Luís Januário, um guerreiro das pedaladas que me fez companhia nos últimos 20 Kms.Também a Daniel Jesus e Armando Seixas.




E a todos os que na linha da meta me felicitaram e me seguraram pois fui ao limite e a prova também.




Aos mecânicos da Tangerina Bike Shop, pela assistência da minha princesa nas ZA.




Ao Luís Silva e a toda a equipa da TRILHOS VIVOS. 




E a uma pessoa muito especial, a Suzana.




UM AGRADECIMENTO ESPECIAL POR ESTE MONUMENTAL EMPENO




Os meus pêsamos à família do gafanhoto que comi. Para a próxima não se metam no meu caminho.


De Vila Verde de Ficalho a Zambujeira do Mar



Partida em Vila Verde de Ficalho - Só pouco se metem nestas loucuras.


Algures depois de 1 hora de loucura. Ainda faltavam tantas.

Além de vir em Single Speed, veio tão esticada que para descer tinha que pedalar.


Estás bem? perguntavam-me. Resposta: Estou vivo. 

Um agradecimento especial ao Luís Januário.

Sem comentários:

Enviar um comentário