segunda-feira, janeiro 14, 2013

OS 10 MANDAMENTOS DO CICLISTA


Os 10 Mandamentos do ciclista


1º Mandamento - Treinar Moderadamente. O nosso corpo tem limites no que diz respeito ao endurance, velocidade e força. Não tentem muita vez os descobrir. Em vez disso treinem dentro desses limites a maior parte do tempo. Se se sentirem cansados terminem o treino antes do previsto. Devemos acabar os treinos com a sensação que poderíamos ter feito mais

2º Mandamento - Treinar Consistentemente. O nosso corpo cresce á base de rotinas. Desenvolve um padrão de treino que se mantenha quase o mesmo de semana para semana. Isto não significa que devemos fazer o mesmo treino todos os dias, semana atrás de semana. A variedade também promove o crescimento.


3º Mandamento - Descansar Adequadamente. É durante o descanso que o nosso corpo adapta-se ao stress dos treinos e fica mais forte. Sem descanso não há melhorias. Muitos ciclistas descuidam-se neste ponto e pagam muito caro mais tarde. O melhor descanso que o corpo pode obter são horas de sono. O descanso faz parte integrante de qualquer plano de treinos.

4º Mandamento - Treinar com um plano. Este ponto é fundamental para a evolução de qualquer desportista, contudo poucos o fazem. Muitos treinam desordenadamente, fazem os treinos de outros quando se encontram, não respeitam os descansos e em determinada altura, não evoluem. Sigam um plano - qualquer plano e ignorem o resto. Pode ser um plano um pouco fraco mas é sempre melhor do que não ter nada

5º Mandamento - Não treinar muitas vezes em grupo. Ás vezes, há uma vantagem real em treinar em grupo. Desenvolve-se habilidades, ganha-se dinâmica de corrida e o tempo passa até mais depressa! Mas muitas vezes acabamos por fazer um treino mais intenso quando estaríamos mais bem servidos treino de recuperação. O ideal é andar num grupo que segue o mesmo plano (tipo equipa) em que toda a gente está a fazer o mesmo tipo de treino.

6º Mandamento - Planear o "Pico de Forma". O plano de treinos deverá levar-te ao teu pico de forma na altura certa. Não vale a pena estarmos em forma quando as corridas que queremos estar bem estão ainda longe.

7º Mandamento - Melhore as suas fraquezas. Um ciclista que é bom a rolar, geralmente o que é que mais treina? Exacto...rolar! Está mal. Se ele é bom rolador, não necessita de mais treino nesse campo, mas sim de melhorar talvez as suas capacidades de trepador que possivelmente são fracas. Muitos ciclistas passem muito tempo a treinar aquilo em que eles já são bons e esquecem-se de melhorar as suas fraquezas.


8º Mandamento - Confia nos teus treinos. Poucos confiam no seu treino quando chega a altura de correr. Há sempre o medo de que não se treinou o suficiente, e acabam por exagerar na semana da corrida. São necessários 10 a 21 dias de redução de carga de treino para que o nosso corpo esteja pronto para correr, dependendo da longevidade e da intensidade dos treinos realizados. Reduzem o treino antes das grandes corridas que vão se sentir melhor.

9º Mandamento - Ouçam o vosso corpo. Aprendam a sentir o vosso corpo e saber se o treino está a ser benéfico ou não. Se não se sentirem bem ou algo diferente, não tenham receio em reduzir ou mesmo terminar o treino. Idealmente devemos treinar somente o que podemos tolerar nesse dia.


10º Mandamento - Comprometam-se com objectivos. Se queremos correr mais depressa e mais forte esta época necessitamos de um treino diferente e até de mudanças na nossa rotina diária de vida. Analisem o que vos está a impedir de melhorar. Será pouco sono? Vão para a cama mais cedo. Ou então estão a comer muita porcaria. Se calhar deveria de fazer um pouco de treino de ginásio, ou então estou com peso a mais... depois atingem o topo da modalidade como ciclistas de elite. O treino sistemático e inteligente é a base do seu sucesso.