quinta-feira, fevereiro 07, 2019

1ª VOLTA AO DOURO - 30 e 31 de Março de 2019







Se me tivessem perguntado, se estava preparado para este desafio, a resposta teria sido que NÃO.
Não, porque este ano ainda não atingi a forma que pretendo devido aos pouco treinos realizados.
Para agravar o estado físico, na 3f uma hérnia deu sinal de vida, condicionando mais ainda o meu desempenho.

Mas como a inscrição estava feita, e o objectivo era cumprir o desafio, só tinha mesmo era que sofrer.

Para este desafio, representando a Casa do Benfica de Lamego Cycling Team, inscreveram-se 2 ciclistas da Equipa, 

José Gouveia  
Miguel Friães

Ainda não temos os equipamentos prontos.




DIA 30 MARÇO

PRÓLOGO

O contra relógio individual é um tipo de prova nada ao meu gosto, em que a minha condição física menos adaptada está, a esta exigência física explosiva.
Às 10:08 dava então início à minha 1ª prova do dia, o CRI de 3,9 Km.
No entanto, dei tudo o que tinha, tendo obtido o tempo de 05:17, tendo ficado na posição 94º em 98 participantes.






1ª ETAPA

A 2ª prova do dia teria início às 15:00, com partida em Vila Real e chegada a Armamar.
Almocei algo que em nada me ajudou, tendo sentido um desconforte enorme à passagem por Sª Marta. Nas subidas as dores na coluna eram cada vez mais intensas e desconfortantes. Nas descidas tentava recuperar tempo, mas esse tempo cada vez era mais penoso. A subida da Folgosa tem no seu início uma pendente máxima de 25,8%, o que fez com que desmontasse. As dores continuavam e a vontade em terminar era imensa. Um alívio enorme, na chegada a Armamar.
Fiz o tempo de 03:00:21 a uma média de 23:39, um mau tempo e má média.


1ª ETAPA - Vila Real, Stª Marta Penaguião, Mesão Frio, Régua, Folgosa do Douro, Armamar.




DIA 31 MARÇO



2ª ETAPA


A 2ª Etapa teve início às 10:00 em Tabuaço e terminava em Torre de Moncorvo.
Apesar de me sentir algo desanimado pelos acontecimentos do dia anterior, só tinha o objectivo de terminar sem muito sofrimento.
Tomei o pequeno almoço pelas 06:30 e nunca mais ingeri qualquer alimento. Mais um erro gravíssimo. Assim, foi gerir ao máximo, só a pensar em terminar.
Fiz o tempo de 04:24:39, um péssimo tempo.

2ª ETAPA - Tabuaço, Valença do Douro, Ervedosa do Douro, S. J. Pesqueira, Carrazeda de Ansiães, Vila Flor, Torre Moncorvo.





Em resumo:

Saldo é bastante negativo, pelo que me tinha proposto alcançar.


Geri mal a alimentação e os abastecimentos, mesmo já com bastante experiência, este erro fez-me sofrer imenso.
As hérnias deram cabo de mim.
E depois de 7 treinos no mês de Março, a condição física não era a ideal para este tipo de desafio.

Parabéns a todos os vencedores e um especial Parabéns ao meus Amigos do Clube de Ciclismo de Armamar.

A ARCVR está de parabéns, pela forma profissional como organizou a 1ª Volta ao Douro.

Um Agradecimento à minha Cristina e ao Fernando Morgado pelo Apoio, neste 2 dias. Foram incansáveis e sempre atentos.

Ao meu Amigo Miguel Friães, uma palavra muito especial de apresso, por ter participado neste desafio, e o desejo de que para uma próxima prova, lhe corra melhor do que esta.

E como vinha sempre na cauda do pelotão, as fotos da minha participação são escassas, pois os fotógrafos ao serviço e na cobertura do evento, adormecem até ao momento que passo por eles.

Assim, e dado que muitos participantes desistiram de participar no 2º dia, a minha prestação teve o seguinte desfecho


Fiz o lugar 74º num total de 98 participantes que iniciaram a prova.

Sem comentários:

Enviar um comentário