quinta-feira, abril 27, 2017

MONTEMURO CYCLING ROAD - 23ABR17










Um Granfondo na minha zona.

Aproveitando o período de férias da Páscoa em Lamego, fui participar no Montemuro Cycling Road em Cinfães.
Uma excelente organização, onde quase tudo funcionou perfeitamente.

Na minha opinião um aspecto negativo que é a inclusão neste tipo de eventos de segmentos de sterrato (terra batida, gravilha, terra solta, pedras, valetas, buracos e etc). 
Uma coisa é BTT, outra é ciclismo de estrada. Não copiem as clássicas que se fazem na Europa, pois as equipas utilizam bicicletas das equipas e onde o apoio mecânico está de 100 em 100 mts.

Se há ciclistas que gostam deste tipo de segmentos é porque a maioria não utiliza bicicleta do próprio, são bikes de equipas e onde provavelmente alguns até têm assistência por perto para substituir a roda ou o pneu.

Mas voltando à prova.

Um ambiente muito bom antes da partida, com um speeker bem activo e com uma moldura bem elevada de público a assistir.

Fui participar no Granfondo, uma distância média de 108 km mas com uma altimetria de respeito ( 2810 D+) onde duas subidas ( Alto de Sº Pedro e Alhões) faziam a diferença com pendentes superiores a 20% durante várias dezenas de metros.


Com o frontal Nº 733 parti na última box, o que torna uma tarefa difícil nos primeiros 20 km tentar chegar o mais à frente possível. Mas como o tempo para desfrutar da prova era muito, fui num ritmo de contenção para não ter surpresas desagradáveis nas subidas.

Foram muitos os amigos com quem me cruzei durante a prova, é agradável ouvir o nosso nome ao sermos reconhecidos no meio de tanta gente.

Pela primeira vez e porque a idade não perdoa, na subida para o Alto de Sº Pedro tive que desmontar por causa de uma dor bem esquisita na canela da perna direita. Tive que fazer a subida com a bike à mão durante umas centenas de metros.

Ultrapassado a parte mais difícil foi aproveitar o tempo perdido na descida até ao Rio Douro. Faltavam só 15 Km. A partir desse momento foi gerir o empeno e chegar o melhor possível à meta.

Meta à vista e mais uma satisfação por ter superado mais um desafio.

Excelente momento foi quando me apercebo que a minha Cristina tinha feito o 3º Lugar na geral Feminino e 2º Lugar no Escalão Master Feminino na distância Mediofondo. 

Na box de partida com o amigo Cleiton.

Eu e a Cristina na partida.
Umas voltas pelas ruas de Cinfâes.

Algures pelas serra.
No segmento sterrato.

Na meta.
Eu e minha Cristina após ter recebido o troféu.

Pódio Master Feminino.

2 comentários:

  1. Mts parabéns José Gouveia.
    Fizeste uma excelente prova. Este tipo de provas não são para todos. Estás Forteeee ����

    ResponderEliminar
  2. Foto-reportagem muito boa,foi também ótimo termo-nos encontrado mais uma vez,pena o meu companheiro estar de rastos pois poderíamos ter ido até final sempre juntos,abraço e até uma próxima que para mim será Gerês e depois Bragança....

    ResponderEliminar