sábado, dezembro 08, 2012

ALPIARÇA - 02DEC12

O último DESAFIO AUDACE de 2012.
DESAFIO AUDACE – ALPIARÇA – 02 de Dezembro de 2012-12-02

Um dos meus objectivos no início de 2012 era participar no maior número de DESAFIOS AUDACE.
Participei no 1º (Lisboa), no 2º (Porto), e agora no último (Alpiarça). Os restantes deixaram de ser uma prioridade, em prol das minhas participações em prova de BTT.
 
RESCALDO (Desafio Audace de Alpiarça)
 
Chegada a Alpiarça e prontamente nos preparativos para tentar fazer o melhor num percurso de 126 Kms.

Dada a partida e um frio com temperatura abaixo do 0, obrigou-me a imprimir um ritmo acima do que o meu corpo está acostumado. No pelotão da frente seguíamos uns 10 a 12 ciclistas e lá nos íamos revezando na testa do pelotão, em que eu tomei muitas vezes a iniciativa, pois queria aquecer o mais rápido possível, chegando a atingir a média de 36 Km/h.

Assim foi durante uns 40 Kms, quando surge a 1ª subida do percurso na povoação de Carregueira. Subida essa, que nos leva á estrada que segue para o Semideiro. Obviamente que o grupo começou a dispersar e chegado ao plano, estava atrás do pelotão uns 500 mts. Mantive essa distância até á descida para o Semideiro.

O azar abateu-se sobre o grupo da frente, o que provocou um acidente com dois ciclistas, um em estado muito grave. Parei, e como nada podia fazer no momento pois já tinham chamado a ambulância, resolvi retomar o percurso, pensando eu que alguns tivessem tido a mesma atitude.

Fui rolando a uma média superior a 30 Kms/h e para surpresa minha quando chego ao 1º Posto de controlo (Chouto), mais ou menos ao Km 70 um elemento da organização, informa-me que sou o 1º ciclista a passar. Rapidamente concluí que afinal tinham todos ficado junto dos acidentados.

Um misto de revolta e frustração me percorreu a mente, pois não era justo estar naquela posição.

Mas nada podia fazer e continuei, sempre com a mente á volta da situação surgida. Para minha satisfação, ao km 80 dou conta de um grupo de 8 ciclistas a aproximarem-se. Logo concluí que eram os que por mérito deviam estar na frente.

Ultrapassam-me e ainda tentei ir na roda deles, mas com um andamento tão forte, fui ficando para trás, estávamos na zona de Foros do Arrão (km 90). Lá resolveram parar para mudar a água às azeitonas e foi quando passei por eles. Novamente fui alcançado e como me sentia bem, fui na roda deles até ao km 115. A partir daí fiquei isolado, claro que atrás deles, e até ao final fui sempre a gerir a minha condição física.

DADOS (do meu GPS)

Hora de saída – 08:13
Hora de chegada – 12:25
Distância percorrida – 127 Kms
Tempo Movimento – 04:12
Tempo Total – 04:28
Deslocação Média – 30,8 Kms/h
Média Geral – 29,6 Kms/h
Acumulado – 1 067 mts

Concluindo:

Pessoalmente fiz um excelente tempo e uma boa média. Terminei na posição 9 num total de 94.

Desejo as melhoras e uma boa recuperação aos ciclistas acidentados.

O que são DESAFIOS AUDACE?

http://www.fpcub.pt/audace/

http://fpcub.blogspot.pt/2011/03/desafio-audace-fpcub-o-que-e.html

Sem comentários:

Enviar um comentário